Minha lista de blogs

sábado, fevereiro 07, 2015

AS ALMAS SEBOSAS DO BOTÃO


Minha gente, hoje, sábado, dia 7 de fevereiro, após alguns jogos treinos de botãobol (futebol de botão na verdadeira regra pernambucana, a rainha das regras), resolvi fugir um pouco do assunto pré-temporada e enveredar por algo que já estava engasgado há muito tempo, mas somente agora vou conseguir botar para fora.
Refiro-me àquelas pessoas  de mau caráter, insuportáveis, de difícil convívio, interesseiras, mesquinhas, cheias de futricas e de picuinhas, as famosas almas sebosas.
É certo que em qualquer atividade humana, essas almas sebosas sempre se farão presentes, atuando como elementos desagregadores, nocivos à sociedade.

O danado de tudo é que essas almas sebosas, até serem desmascaradas, conseguem atrair em torno si incautos que irão lhes servir de massa de manobra para fins espúrios. 
No botão, não podia ser diferente. Essas figuras abjetas surgem querendo ocupar espaços importantes nas organizações e quando conseguem atingir esses cargos, passam então a agir contra a instituição, indo de encontro  as normas regulamentares, na tentativa de impor suas vontades, para com isso se locupletarem. 
Veja o exemplo de uma pessoa vigarista: normalmente de boa aparência, de fácil comunicação, com muita empatia e passando um alto grau de confiança. Depois, vem a rebordosa e as vítimas, estarrecidas, caiem na real, porém, o mal já está feito e bem feito. Está traçado o perfil da alma sebosa do botão.

Atualmente, Pernambuco vive um momento conturbado na seara do futebol de botão, com  hostilidades de tudo quanto é lado,
É bom frisar que no Recife, o jogo de botão é praticado de maneira a mais diversificada possível, com uma infinidade de regras, As regras ditas oficiais (brasileira, paulista, carioca e dadinho) são as que têm menos espaços, perdendo para a regra leva-leva com todas as suas variantes. Em levantamento feito recentemente, verificou-se que nas áreas de lazer dos condomínios residenciais, terraços, garagens e quintais, o predomínio do botão na regra leva-leva é gritante, isso visto em todos os bairros da capital e da região metropolitana. 
Já as regras oficiais, ocupam espaços pré-determinados em alguns clubes de certa expressão no Recife (Sport Clube do Recife, Santa Cruz Futebol Clube) e em algumas ligas da periferia. O número de praticantes ainda é inexpressivo. Quais as razões? 
Pode-se dizer que o botão, levando-se  em consideração apenas as regras oficiais, deveria estar vivendo melhores momentos, desde que não houvesse interferência dessas almas sebosas que somente servem para tumultuar o ambiente, jogando uns contra os outros.
Ainda bem que a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, entidade independente, que nunca quis ser vinculada a nenhuma federação, procura sempre se manter afastada, mesmo sabendo que essas almas sebosas vivem rodando suas dependências, a espera do caos. Enganam-se essas pobres criaturas  pois a APFM vai seguir sempre em frente, livre de qualquer pressão. O botãobol (regra pernambucana) aqui jogado, serve apenas como divertimento, sem nenhuma outra conotação. 
Para aqueles que fazem a entidade, pouco interessa o dia  de amanhã. Vale apenas o hoje, o dia que nasce. Assim vivendo, estamos atravessando o 13º ano de existência, sempre no mesmo espaço, todas as 5ª feiras e sábados, com todas as competições tendo início, meio e fim.  É com esse espírito que se continua a tocar o barco, até onde der.
As pessoas de bem que querem conosco conviver serão sempre bem-vindas e terão bom acolhimento, isso podem ter certeza.
Quanto às almas sebosas...

5 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud,
Tocaste na ferida mais profunda do futebol de mesa. Já encontrei dessas almas sebosas em muitos lugares. Em 1981 eu parei de jogar oficialmente o futebol de mesa em razão de algumas almas sebosas e penosas (pois uma já está no lado de lá). Voltei em 2007, por insistência de um amigo que me descobriu em Camboriú. E ele tinha um grupo semelhante ao seu. Com a transferência da sede de Balneário Camboriú para Itajaí, abriu e divulgou. Apareceu mais uma alma sebosa na vida do futebol de mesa e simplesmente dividiu o grupo. Criou um grupo e arrebatava associados do nosso grupo oferecendo vantagens no clube onse havia se instalado. Mas, como essas pessoas não conseguem ficar sem se meter em tudo, acabaram sendo expulsos de lá. Agora, me contaram que querem voltar, mas impondo a troca do nome que estamos defendendo há alguns anos: Vou parar novamente, pois não consigo conviver com esse tipo de gente.
Abração gaúcho e colorado.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. Pelo que senti você jogou mais uma vez a toalha. Eu estou quase nesse limiar. Ainda não o fiz porque a direção da APFM comunga do mesmo pensamento e não aceita intromissão. Separamos o joio do trigo e ficamos à margem, somente assistindo.
Como não sei ficar omisso, sempre me manifesto, pensando na sobrevivência do botão, independente da regra utilizada. Sou um sonhador. Abração pernambucano, com muito carnaval.

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Abiud, Só pararei se efetivamente trocarem o nome e aceitarem essas pessoas de volta. É um desaforo e uma volta ao passado. Não tenho mais tempo ara desperdiçar escutando reclamações futuras.
O grupo de vocês é fechado e por isso estão unido em torno de um ideal. Continuem assim, pois irão comemorar 25,50 e 100 anos...
Abração colorado.

Dr. Botão disse...

Uma matéria bastante pesada , assim como a áurea das almas sebosas, porém uma materia bastante sincera e verdadeira. Estamos todos sofrendo com isso, é lamentável .
Grande abraço !

Bruno Lima disse...

Meu Deus, achei que isso era só nas regras paulista e brasileira (a qual pratico). Ao ler a matéria imediatamente veio à minha mente varias dessas pessoas ditas "almas sebosas". Infelizmente elas estão no meio de nós e devemos lutar contra eleas pela manutenção do nosso amado esporte